Jovens Escritores
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» O primeiro encontro
O conteúdo de um texto Icon_minitime1Qua 17 Dez 2014, 20:23 por Mister I.

» A Prisão de Veludo
O conteúdo de um texto Icon_minitime1Dom 14 Dez 2014, 22:46 por Halyme Ray

» (Percy Jackson e os Olimpianos) - Prólogo
O conteúdo de um texto Icon_minitime1Sex 12 Dez 2014, 17:26 por Giovanna Monteiro

» Postando um Texto Livre
O conteúdo de um texto Icon_minitime1Ter 09 Dez 2014, 00:29 por Leonel Goulart

» Postando uma fanfic
O conteúdo de um texto Icon_minitime1Ter 09 Dez 2014, 00:19 por Leonel Goulart

» O conteúdo de um texto
O conteúdo de um texto Icon_minitime1Seg 08 Dez 2014, 21:31 por Leonel Goulart

» Como postar no JE
O conteúdo de um texto Icon_minitime1Seg 08 Dez 2014, 15:19 por Mister I.

» Como ingressar na Staff
O conteúdo de um texto Icon_minitime1Sex 05 Dez 2014, 14:49 por Mister I.

» O que é a Sala dos Troféus?
O conteúdo de um texto Icon_minitime1Sex 05 Dez 2014, 13:11 por Mister I.

Quem está conectado?
1 usuário online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 1 visitante

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 16 em Dom 14 Abr 2024, 06:12

O conteúdo de um texto

Ir para baixo

O conteúdo de um texto Empty O conteúdo de um texto

Mensagem por Leonel Goulart Seg 08 Dez 2014, 21:31

O Conteúdo de um Texto
Algumas vezes me pego refletindo sobre frases de efeito ou textos “inspiradores” e costumo imaginar sempre que valor têm estas palavras. O que quero dizer é: de onde vem o valor das palavras que costumam ser ditas?
Imagine uma pessoa que vê uma atitude sua e tenta te corrigir. Algumas vão brigar, outras sair indignadas, mas em especial existem duas pessoas que tentam ajudar. Uma falando e outra agindo.
Erradas ou não, as pessoas que jogam palavras na sua cara estão se abstendo de qualquer coisa (não que seja dever delas assumir alguma responsabilidade). Elas jogam em você a responsabilidade por seus erros e afirmam ou questionam diversas coisas que tentam fazer você “melhorar” ou simplesmente se sentir mal por errar. Enquanto isso, algumas pessoas pegam sua mão e vão te ajudar, dividindo contigo um fardo que não é dela. Este segundo tipo de pessoa realmente inspira, pois eu não posso acreditar que você não sinta uma esperança ou alegria no momento em que alguém se põe a te ajudar ou dedica tempo para te ensinar, estando do seu lado.
Agir SEMPRE será superior, pois as palavras estão perdendo seu valor a cada dia, sendo protegidas por um grupo ou outro de pessoas que entendem seu valor e as usam com sabedoria. E usar palavras com sabedoria é usá-las para completar atitudes, não tentar “inspirar” ou dar “lição de moral”.
Experimente dizer “eu te amo” várias vezes para sua mãe durante um dia inteiro sentado no sofá. Depois experimente dizer “eu te amo” uma vez, após fazer para ela algo bom que ela não esperava que você fizesse. As atitudes reforçam as palavras e por vezes fazem sentido sem elas. Mas palavras vazias não são nada e pouco poder possuem.
Refletir sobre o que fala ou escreve faz de nós pessoas mais sérias, completas e verdadeiras. Usar palavras para expressar sentimentos é lindo. Mas nada disso é válido se não houver atitudes, se não houver cuidado e verdade.
O que deveria inspirar mais do que falar sobre algo que você fez ou alguém fez para você e acabou por alegrar o indivíduo que recebeu a atitude? O que deve ser mais indignante do que se sentir inspirado por um texto e descobrir que o intuito do escritor era adquirir fama ou passar o tempo e não compartilhar algo real e sincero?
No geral, até livros como Harry Potter podem ter filosofias sinceras e experiências boas, mas dificilmente saberemos a inspiração de cada uma das coisas ditas lá.
O que seria de um fórum de textos para futuros escritores como o JE se nenhuma das palavras escritas aqui possuísse valor? Algo falido, no máximo. E seria pela simples razão de que textos não devem ser escritos se não há nada para escrever. Livros não devem ser publicados se não possuem algo a dizer e simplesmente juntam palavras sem sentido. Se até uma fantasia carrega partes reais e proveitosas de experiência e vida, de que serviria um texto que ilustra a vida real se vida alguma ele contém? Teria serventia alguma, de fato.
Meu sincero desejo é que cada texto aqui seja vivo e repleto de alguma realidade. Seja algum sentimento a ser passado ou alguma experiência a ser contada. Não penso que deva haver restrições para como passar tais informações, mas creio que no conteúdo está 100% da importância de um texto.

credits ‹›

avatar
Leonel Goulart
Tutor

Mensagens : 3
Idade : 25
Localização : Florianópolis - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos